Semana Santa em Ouro Preto

Semana Santa em Ouro Preto, MG, Brasil.
Ouro Preto

Compartilhar

A semana santa em Ouro Preto é sucesso de público.




A Semana Santa de Ouro Preto ocorrerá de 17 a 21 de Abril de 2019.

Durante a Semana Santa, Ouro Preto estará de braços abertos para receber moradores e turistas que se maravilham com as celebrações religiosas e com a tradição cultural da cidade.

Na Quarta-Feira de cinzas, ao último suspiro do carnaval, começa a mobilização em Ouro Preto para as celebrações da Semana Santa. Na cidade, há alternância de paróquias para sediar as comemorações.Nos anos ímpares, como é o caso de 2019, a Semana Santa é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição; já nos anos pares a responsável é Paróquia Nossa Senhora do Pilar.
 
De acordo com a prefeitura, a preparação para a festa senta começa com o Setenário das Dores, entre 6 e 12 de abril, um ritual litúrgico celebrado em latim, com cânticos compostos nos séculos XVIII e XIX. No último dia, uma procissão percorre as ruas levando a imagem da Mater Dolorosa da Igreja das Dores para a Igreja das Mercês de Cima.
 
Já no sábado, 13, após a missa na Basílica do Pilar, a procissão do Depósito de Nosso Senhor dos Passos segue até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, a chamada Mercês de baixo. No Domingo de Ramos, 14 de abril, durante liturgia ocorre uma encenação.

O ponto alto da Semana Santa de Ouro Preto são os tapetes de serragem, confeccionados sempre na noite do Sábado de Aleluia, para a passagem da procissão do Domingo de Páscoa, pela manhã.

Qualquer pessoa pode participar e fazer tapetes de serragem. Basta estar em Ouro Preto no dia 20 de Abril e se dirigir às ruas do trajeto da procissão.

Em geral, os moradores das casas confeccionam os tapetes em frente às ruas residências. Por outro lado, áreas comerciais e que não possuem residência costumam ser apropriadas por visitantes, que colocam as mãos na serragem e colorem com muita criatividade as ruas.

Quanto mais pessoas envolvidas na confecção, mais os tapetes ficam belos para a Procissão da Ressurreição. Toda colaboração é bem vinda.

Na Quarta-feira Santa, 17 de abril, na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, é realizado o Ofício das Trevas, celebrado em latim e à luz de velas.

Na Quinta-feira Santa, 18, na Igreja São Francisco de Assis, com os altares vazios, ocorre a cerimônia do lava-pés. E na Sexta-feira da Paixão, 19, a cerimônia do Descendimento da Cruz e a Procissão do Enterro.

Já no Sábado de Aleluia, dia 20, a população confecciona os tapetes de serragens nas ruas da cidade, e no Domingo de Páscoa, 21 de abril, a procissão da ressurreição de Cristo conta com centenas de crianças vestidas de anjinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares