17ª Semana Nacional de Museus em Ouro Preto

17° Semana Nacional de Museus em Ouro Preto, MG, Brasil.
Ouro Preto

Compartilhar

17ª Semana Nacional de Museus em Ouro Preto ocorre de 13 a 19 de maio.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando diversas instituições culturais brasileiras, convidadas pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial para o período.

Trata-se de um momento propício para fomentar debates no campo museal, para estimular a realização e o desenvolvimento de projetos e atividades museológicas que podem ser de curta, média ou longa duração.

No Brasil, em maio de 2019, como já é tradição, vamos comemorar inspirados neste mesmo tema, em diálogo com permanências, singularidades e inovações, a 17ª Semana Nacional de Museus.

Esse ano, o tema escolhido foi Museus como Núcleos Culturais:

O Futuro das Tradições, que propõe discutir o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

A ideia de núcleos culturais é dependente da noção de cultura com que se trabalha.

Entre a perspectiva antropológica que considera a cultura como a totalidade da herança social e a noção de cultura como belas artes ou saber erudito há um mundo de diferenças.

O objetivo do evento é promover, divulgar e valorizar os espaços culturais em Ouro Preto, aumentar o público visitante e intensificar a relação das instituições com a sociedade.

No mundo dos museus a vida social, a vida em relação e a vida biológica
são limites intransponíveis. O futuro da tradição é preservar a vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares